quinta-feira, 24 de abril de 2014

Resolução nº 09, de 15 de abril de 2014 do CNAS

A Equipe do CAPACITASUAS-MT tem a honra de compartilhar com todos os(as) os trabalhadores(as) do SUAS a aprovação da Resolução nº 09, de 15 de abril de 2014 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que ratifica e reconhece as ocupações e as áreas de ocupações profissionais de ensino médio e fundamental do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, em consonância com a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS – NOB-RH/SUAS.

 Para acessar a Resolução, favor clicar no link abaixo:

terça-feira, 22 de abril de 2014

Polo na Assistência Social, Diamantino participa do CapacitaSUAS


Publicado em  15/04/2014
Fonte: "Assessoria de Imprensa com Secom/MT"

Diamantino, através da secretária municipal de Assistência Social Thérèse Silva marcou representatividade de município polo no Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSUAS), o evento que ocorreu em Cuiabá discutiu um atendimento de qualidade para a população nas áreas socioassistenciais. Na etapa de capacitação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), participaram as assistentes sociais Ana Cristina e Maria Luíza, juntamente com a psicóloga Adriana Manrique Tomé. O CapacitaSUAS tem como objetivo promover a capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social. É uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e municípios. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pelo Departamento de Serviço Social executou as atividades. “Temos por objetivo levar para esses trabalhadores que a assistência social é um direito, uma política pública. Destaco que o trabalho desses profissionais é garantir a dignidade do ser humano e fazer a inclusão para a cidadania”, explicou coordenadora do curso e professora do departamento de serviço social da UFMT, Vera Bertolini. As aulas teóricas com novas informações sobre a legislação no setor foram transformadas em bom atendimento para a população. Representando Diamantino, Thérèse Silva destacou o afinco do Governo Municipal em atuar de forma transparente, participativa e eficiente na organização e implementação dos serviços socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, voltados aos indivíduos, às famílias e a diversos segmentos sociais em situação de vulnerabilidade e risco, qualificando a Política Municipal de Assistência Social como política pública de Estado garantidora de direitos.

Apresentação da Psicóloga Juliani Praxedes Basto - CREAS - Poconé-MT

Apresentação musical da Psicóloga do CREAS, Juliani Praxedes Bastos, do município de Poconé-MT, durante a realização do Curso I -  Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS e Implementação de Ações do Plano Brasil Sem Miséria, que foi realizado no período de 31 de março a 04 de abril de 2014, em Cuiabá/MT.

A letra escrita por ela demonstra o envolvimento, comprometimento e a satisfação dos trabalhadores do SUAS/MT com o Programa.
 

segunda-feira, 7 de abril de 2014

INSCRIÇÕES PARA O CURSO II - INDICADORES PARA DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DO SUAS E BSM

Estão abertas as inscrições para o Curso II - Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS e BSM. O Formulário de Inscrição está disponível em: 
 
 
Para a participar os cursistas devem estar atentos ao perfil exigido e a distribuição das vagas por polo e município, constado no endereço disponibilizado abaixo.
 
Curso 2 - Segunda Etapa:
II - Atualização em Indicadores para diagnóstico e acompanhamento do SUAS e do BSM:

terça-feira, 1 de abril de 2014

Governo capacita mais de 500 trabalhadores do SUAS

SINARA ALVARES /Redação/Secom-MT - Foto\; Jana Pessôa
Encerramento do CapacitaSUAS
Cerca de 500 servidores dos 141 municípios de Mato Grosso concluíram nesta sexta-feira (04.04) a primeira etapa do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSUAS). Por cinco dias, os profissionais que integram os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) discutiram um atendimento de qualidade para a população. A capacitação será dividida em quatro etapas e a previsão é que participem mil profissionais de todo o estado.
O CapacitaSUAS tem como objetivo promover a capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social. É uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e municípios. 

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Departamento de Serviço Social executou as atividades. “Temos por objetivo levar para esses trabalhadores que a assistência social é um direito, uma política pública e não um favor. Destaco que o trabalho desses profissionais é garantir a dignidade do
 ser humano e fazer a inclusão para a cidadania”, explicou coordenadora do curso e professora do departamento de serviço social da UFMT, Vera Bertolini. 
As aulas teóricas serão transformadas em bom atendimento para a população. É o que garante a assistente social do Cras de Alto Paraguai, Elizabete Pedrozo. “A partir de agora quero que mais programas como este aconteçam porque tenho certeza que vai melhorar muito a qualidade no serviço ao usuário”.
A equipe de assistentes sociais de Pontes e Lacerda comemoraram a conclusão da primeira etapa do curso e garantiram que essas informações serão transmitidas para os outros profissionais que não puderam comparecer. “Agora temos mais capacidade para desenvolver nossos trabalhos. O curso foi excelente tomara que aconteça sempre”, disse a assistente social Marly Aparecida Santana de Pontes e Lacerda.

PRIMAVERA DO LESTE / 03.04.2014 | 

Técnicos da Assistência Social da Prefeitura de Primavera do Leste participam do CapacitaSUAS em Cuiabá.
O evento foi realizado pelo Governo Federal, por meio Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Fred Nogueira/Assessoria de Imprensa


Jana Pessôa

https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEj_9xkGZHvz2sgAyuLQM3A7fXOAmbSDyNp5UxE-WQ7PRy-hGn9jJuDVtwg7wqwoEnldZU-8EGz2r2qwHkuEb-iflHWDAx1LXVbsD6vk3Ap-CHhhzHwmvI5iXzFuaLB2X9gqOf2SgPiZ7SVF98wLErYvPZIlVXM-cwXj8cBsH8-rKCqFhao8wmsA1r6ZOaWqAQuhZ0x2NNHftEMRFwCYobHxSpguNqwYgbc=


A Secretaria de Assistência Social de Primavera do Leste enviou oito técnicos para participar do  Programa Nacional de qualificação profissional para os trabalhadores da área, o CapacitaSUAS que teve início na segunda-feira (31.03) em Cuiabá com a participação expressiva dos operadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) de Mato Grosso.
Realizado pelo Governo Federal, por meio Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e execução direta do Governo de Mato Grosso, pela atuação da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), o CapacitaSUAS conta com a participação de mais de 500 pessoas, representantes dos 141 municípios.
Com base nas informações coletadas pelos técnicos da Setas nos municípios do Estado e com a ajuda de profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o CapacitaSUAS pretende discutir os ajustes necessários para melhoria da oferta de programas e serviços socioassistenciais em todas as regiões do Estado.
A capacitação teve início com a aula inaugural ministrada pela secretária adjunta Nacional de Assistência Social (MDS), Valéria Gonelli, sobre a Política de Assistência Social e o Programa Nacional de Capacitação do SUAS (CapacitaSUAS). De acordo comela, trata-se de um “esforço coletivo – União, Estado e Municípios – para a consolidação das políticas públicas de combate à extrema pobreza”.
Presente na solenidade que marcou o início dos trabalhos de capacitação, o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Jean Estevan Campos Oliveira, enalteceu o empenho da equipe técnica para a execução do evento e destacou a importância desta ação governamental para o melhor atendimento aos usuários do Suas. “Essa capacitação deverá contribuir de forma significativa para o nivelamento técnico dos operadores do Suas e, consequentemente, melhor condução dos trabalhos e serviços socioassistenciais oferecidos à população mato-grossenses”.
Para a secretária de Assistência Social de Primavera do Leste, Marcia Rotili, a capacitação dos técnicos é de extrema importância e uma grande oportunidade de aprender mais e trocar experiências com os trabalhadores de outras localidades de Mato Grosso. Na próxima semana a capacitação será para técnicos na área de trabalho com indicadores.


Teve início nesta última segunda-feira (31.03) o Programa Nacional de qualificação profissional para os trabalhadores da área: o CAPACITASUAS.



Com a participação expressiva dos operadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) de Mato Grosso, teve início nesta segunda-feira (31.03) o Programa Nacional de qualificação profissional para os trabalhadores da área: o CAPACITASUAS. 


Realizado pelo Governo Federal, por meio Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Fome) e execução direta do Governo de Mato Grosso, pela atuação da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), o CapacitaSUAS conta com a participação de mais de 500 participantes, representantes dos 141 municípios. 
Com base nas informações coletadas pelos técnicos da Setas nos municípios do Estado e com a ajuda de profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o CapacitaSUAS pretende discutir os ajustes necessários para melhoria da oferta de programas e serviços socioassistenciais em todas as regiões do Estado. 
A capacitação teve início com a aula inaugural ministrada pela secretária adjunta Nacional de Assistência Social (MDS), Valéria Gonelli, sobre a Política de Assistência Social e o Programa Nacional de Capacitação do SUAS (CapacitaSUAS). De acordo com ela, trata-se de um “esforço coletivo – União, Estado e Municípios – para a consolidação das políticas públicas de combate à extrema pobreza”. 
Presente na solenidade que marcou o início dos trabalhos de capacitação, o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Jean Estevan Campos Oliveira, enalteceu o empenho da equipe técnica para a execução do evento e destacou a importância desta ação governamental para o melhor atendimento aos usuários do Suas. “Essa capacitação deverá contribuir de forma significativa para o nivelamento técnico dos operadores do Suas e, consequentemente, melhor condução dos trabalhos e serviços socioassistenciais oferecidos à população mato-grossenses”. 
Representando a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli, o Pró Reitor de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso, Maestro Fabrício Carvalho, parabenizou o Poder Público por proporcionar aos trabalhadores cursos de capacitação que visam o melhor atendimento à população. 
“Com todo o conhecimento e pragmatismo da UFMT na capacitação nos recursos humanos, essa iniciativa deverá equalizar as diferenças sociais do Estado de Mato Grosso”, avaliou Fabrício Carvalho. 
Para a assistente social Maria Luzanira Alencar, de Nova Olímpia, uma das primeiras agentes a se inscrever no CapacitaSUAS, será uma grande oportunidade de aprender mais e trocar experiências com os trabalhadores de outras localidades de Mato Grosso. “Não tenho dúvidas de que sairemos do CapacitaSUAS ainda mais preparados e motivados a atuar na Assistência Social, a favor daqueles que mais precisam”, avaliou.


Fonte: Assessoria/Setas-MT
Fotos do evento: Jana Pessôa/Setas 

Técnicos e gestores participam da primeira etapa do CapacitaSUAS



Publicado em Notícias | 31/03/2014

Na manhã desta segunda-feira (31), foi realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso a abertura do CapacitaSUAS, programa idealizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e realizado com parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) neste Estado. A secretária Nacional adjunta de Assistência Social, Valéria Maria de Massarani Gonelli, do MDS, conduziu a aula inaugural.
A primeira etapa da capacitação segue até sexta-feira (04/04) e conta com mais de 500 inscritos dos 121 municípios mato-grossenses. Os participantes são técnicos e gestores da Rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social), das esferas municipal e estadual. O curso é voltado para alinhamento das políticas de assistência social no país, e nesta etapa serão abordadas a introdução ao provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais do SUAS e implementação de ações do Plano Brasil Sem Miséria (BSM).
Conforme o consultor do MDS, Heitor Battaggia, Mato Grosso é o primeiro na região Centro-Oeste a implementar o programa. Ele destacou a importância da UFMT no processo: “A Universidade conta com uma equipe qualificada e competente, além disso é sintonizada com a realidade local.”
O pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, Fabrício Carvalho, enfatizou o pragmatismo da Instituição em prol da equalização das diferenças sociais no Estado. “Mato Grosso já se tornou referência em desenvolvimento econômico, e aspiramos nos tornar referência em desenvolvimento social também”, afirmou. A coordenadora de Extensão da UFMT, professora Vera Bertolini, agradeceu o apoio de docentes e discentes para a realização da atividade.
Por sua vez, o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Jean Estevan Campos de Oliveira, destaca a expertise e agregação de valor pelos docentes da UFMT, sublinhando a importância estratégica da equipe de docentes para o desenvolvimento do CapacitaSUAS. “Tenho boas expectativas para que os usuários – famílias com vulnerabilidade e riscos sociais – possam se beneficiar com o melhoramento e busca pela excelência, que são os pontos principais deste curso. O programa é um dos maiores investimentos realizados pelo governo federal na área”, pondera Oliveira. Também compôs a mesa, Myrian Tavares Zanete, secretária adjunta de Assistência Social (Setas-MT).
A técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Nova Santa Helena (601 km a norte de Cuiabá), Maria Helena Spohr Loewenstein (44), espera que o curso traga direcionamento sobre os serviços. “Além disso, pretendo saber mais sobre as políticas para a infância, adolescência e terceira idade, além de aplicação dos recursos”, enumera.
Fonte: UFMT/ Notícias
Fotos: Jana Pessôa/Setas




UFMT inicia qualificação de servidores pelo programa CapacitaSUAS

 
Publicado em Notícias | 03/02/2014
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) inicia qualificação de servidores, majoritariamente das esferas estadual e municipal, com as diretrizes da rede CapacitaSUAS, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A UFMT integra a rede de capacitação, composta por 160 instituições de ensino superior credenciadas pelo MDS. O CapacitaSUAS tem como propósito alinhar as diretrizes e políticas de Assistência Social no país.
Conforme a coordenadora de Extensão e do programa, professora Vera Lúcia Bertolini, o curso consistirá em três fases, que serão apresentadas na V Oficina de Alinhamento, realizada pelo MDS nesta quarta e quinta-feira (05 e 06/02), em Brasília.
“O curso abrangerá servidores das diversas áreas, desde Serviço Social até Economia e Ciências Contábeis”, pontua Vera Bertolini. “O mote do CapacitaSUAS é direcionar as ações em torno de uma política efetiva de assistência social. Com isso, por meio dessa partilha de saberes, temos como público-alvo dos cursos os servidores dos 142 municípios de Mato Grosso”.
A professora antecipa que a primeira turma será iniciada no dia 24 de fevereiro, com os servidores do polo de Alta Floresta, no Hotel Fazenda Mato Grosso. A capacitação estará estruturada em três módulos: “Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS e Implementação de Ações do Brasil sem Miséria (BSM)”, “Indicadores para diagnóstico do SUAS e BSM” e “Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS” – sendo este direcionado para os gestores de recursos.
Em Mato Grosso, a capacitação ocorre em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e a Universidade Federal de Mato Grosso, por meio do Departamento de Serviço Social e interveniência da Fundação Uniselva.
 Fonte: UFMT/ Notícias.

Governo inicia capacitação dos operadores do Sistema Único da Assistência Social


LUANA BRAGA
Assessoria/Setas-MT
Fotos: Secom/ Gov/MT


O Governo Federal em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), inicia nesta segunda-feira (31.03) o Programa Nacional de Qualificação Profissional para os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas): o CAPACITASUAS. O aprimoramento da gestão do sistema é de suma importância para o atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade social. 
A ação será promovida no Hotel Fazenda Mato Grosso até a sexta-feira (04.04) e contará com a participação de representantes dos 141 municípios mato-grossenses. 
Com base nas informações coletadas pelos técnicos da Setas nos municípios do Estado e com a ajuda de profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o CAPACITASUAS pretende discutir os ajustes necessários para melhoria da oferta de programas e serviços socioassistênciais nos 141 municípios do Estado. 
Até o momento, já foram feitas 535 inscrições, com a participação de técnicos municipais dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), assim como de técnicos estaduais da Secretaria Ajunta de Assistência Social da Setas-MT. 
De acordo com o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Estevan Campos Oliveira, o CAPACITASUAS será um momento de diálogo entre municípios e Estado. 
"Nesse espaço de construção e aperfeiçoamento das políticas públicas, vamos debater, por exemplo, o funcionamento e criação de mais unidades de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a  importância da realização de concursos públicos para efetivação dos profissionais da Assistência Social, além da execução do plano de providência municipal e estadual", pontuou o secretário.