terça-feira, 21 de novembro de 2017

Crescimento Econômico em Mato Grosso

Senhor@s,

Divulgada pelo IBGE a estatística das Contas Regionais do Brasil em 2015, Mato Grosso, notadamente apresenta a mais estável estatística brasileira de crescimento continuado da economia nos últimos 15 anos, seguido de Tocantins, nos últimos 5 anos. Entre outros, o significado mais marcante foi o de apostar numa matriz econômica lastreada pelo agronegócio ainda na segunda metade dos anos 1990, e ali criar as condições objetivas para esse intento.

 
 
Ainda que os períodos de crise que afetaram fortemente a economia nacional fizesse mudar a trajetória de crescimento da nossa economia (2006 e 2010), em 2015 o valor bruto da produção total a preços de outubro de 2017 se manteve constante  em relação a 2014, nosso ápice produtivo, ainda que nessa passagem a economia registrasse perda da massa salarial progressiva à ordem de 23%.
 
 
Ainda assim, a economia Mato-grossense consegue driblar a crise e gerar diante do 'pibinho' brasileiro um agregado de 6% no seu continuado crescimento, com redução agora de volume de postos de trabalho para gerar esta economia.
 
 
Crise? Com produção? Se bota crise, bota produção nessa crise.

Luciano Joia
Ass.SAAS/SETAS-MT

Nenhum comentário: